Spartathlon Ultramarathon 246 Km 2015

Spartathlon é uma corrida histórica de ultra distância que ocorre em setembro de cada ano, na Grécia. É uma das corridas mais difíceis de ultra distancia e satisfatórias do mundo por causa de sua história única.
A Spartathlon revive os passos de Pheidippides, um antigo corredor ateniense de longa distância, que em 490 AC, antes da batalha de Maratona, foi enviado a Esparta, em uma distância de 246 quilômetros, para pedir ajuda na guerra entre os gregos e os Persas. De acordo com o historiador grego Heródoto, Pheidippides chegou em Esparta um dia depois de sua saída de Athenas. Desde 1984, a Associação "spartathlon" International foi fundada, que, desde então, tem organizado continuamente a corrida a cada setembro. A escolha deste mês é porque esse é o mês relatado por Heródoto para o feito de Pheidippides de Atenas até Esparta.
Descrito como corrida mais cansativa do mundo, a Spartathlon corre sobre trilhos e caminhos enlameados ásperos (muitas vezes chove durante a corrida), atravessa vinhas e olivais, encostas íngremes, mais difíceis de tudo, leva os corredores na calada da noite, com muitas subidas e descidas nos 1.200 metros do Monte Parthenio. Esta é a montanha, coberta com pedras e arbustos, em que é dito que Pheidippides conheceu o deus Pã.
Em 2.500 anos o homem não teve qualquer impacto em tudo. Ainda não há um caminho sobre a montanha, que sempre é varrido por fortes ventos com
temperaturas tão baixas quanto 4 ° C. A subida é marcada por um rastro de luzes coloridas piscando, este desafio é um teste para a resistência humana e a força mental. A montanha é um dos últimos trechos onde o ultramaratonista dispende muita energia e é muito desgastante para os corredores que seguem por uma estrada que serpenteia subindo e descendo colinas antes de descer para Esparta. Mesmo os melhores atletas começam a alucinar durante estas etapas finais. Tendo perdido todo o senso de tempo e da realidade, eles estão "no automático", empurrando seus corpos cansados em direção à linha de chegada em frente a estátua do Rei Leônidas. No máximo, apenas cerca de um terço dos corredores que saem de Atenas terminam o curso em Esparta. o objetivo de todos os participantes é para cobrir o curso no prazo 36 horas. Aqueles que têm sucesso em alcançar Esparta tem dificuldade em encontrar palavras para descrever seus sentimentos vividos durante toda a Spartathlon. É uma experiência muito pessoal, em que os atletas sonham em correr os passos do antigo mensageiro. e treinam por anos para entrar em forma fisicamente e mentalmente para atender às demandas da corrida.
Ainda não foi desta vez, treinos de todas as distancias e intensidades, competições realizadas por todo o ano, ainda não me permitiram chegar na mais dificíl, bela e organizada ultramaratona, não por falta de preparo, talvez por deficiência de estratégia, talvez a chegada a praticamente 1 dia antes da prova, depois de uma longa viagem, para um simples entendimento a Spartathlon é uma ultramaratona de 246 km, que deve ser realizada em 36 horas, durante a prova existem 74 pontos de controles, e todos eles possuem tempo limite para passagem, larguei em um ritmo bem tranquilo, estavamos a nivel do mar, no quilometro 30 comecei a transpirar muito, tomei muita água, no km 42 estava cansado, fiquei muito preocupado, pois estava ali para correr 246km e não uma maratona e já estava ligeiramente cansado,bem mas vamos em frente, e aos poucos comecei a me senti melhor, estava no km 70 para chegar no 80 quando ao passar por mais um PC fui sumariamente cortado, apesar de ter mais de 1h30 para fazer 10 km, mas pelas regras da prova deveria passar 2 minutos antes, sempre soube das regras mas não consegui administrar todos estes tempos, mesmo porque durante as ultramaratonas é muito difícil manter sua mente ocupada para qualquer outra coisa que não seja simplesmente correr. Ainda assim sou grato a toda esta organização que se empenhou ao máximo para ajudar não só a mim, quanto a todos os atletas que foram cortados ou que se mantiveram na prova, os gregos que com os seus gritos de Bravo, Bravo, Bravo, nos estimulavam a todo o momento, mesmo quando ocorreu o corte as pessoas continuavam a gritar e a me incentivarem dizendo o quanto já erámos vitoriosos pela participação, e que com certeza voltariamos mais fortes. Exemplo de prova organizada a Spartathlon é sem dúvida uma das melhores provas do mundo. Agradeço a todos que me acompanharam, torceram por mim, me ajudaram financeiramente, as orações e todas as mensagens de boa sorte que recebi.
















 



Nenhum comentário:

Postar um comentário